Espetáculo Teatral Cristo na Rua é encenado em Itaparica

Cristo esteve em Itaparica na sexta-feira (14) e sábado (15) da semana santa, em espetáculo teatral na Praça da Bica, até realizando o milagre de fazer parar a chuva no momento da encenação. Esteve, sobretudo, nos corações emocionados da multidão que lotou o espaço no primeiro dia e dos muitos que, munidos de guarda-chuva, não se intimidaram com a chuva mais intensa no sábado.

Os aplausos demorados e as declarações entusiasmadas demonstraram a satisfação do público. Antônio Marques, que assistiu a encenação no segundo dia, considerou “magnífico”. Satisfeito enfatizou também que “Itaparica precisava de um espetáculo como esse. O tempo chuvoso, que atrasou o início e alterou a forma de apresentação, não impediu que os atores mostrassem tanto talento”.

Bianca Assis destacou a qualidade do cenário, dos vídeos bem programados com as cenas, a trilha sonora a boa atuação dos atores itaparicanos, concluindo: “deram um show.” O fato do elenco quase todo ser formado por moradores das comunidades da Misericórdia Amoreiras, Barroca foi motivo de orgulho e aprovação por parte da população. De fora do município e ator célebre, apenas Carlos Betão, no papel de Herodes.

Entre as várias particularidades do espetáculo concebido e dirigido por Yulo Cezzar, estava a conexão da fala de Cristo com situações do mundo atual. Em determinado altura, por exemplo, Jesus trata da questão ambiental e o diabo, ao tentar fazer Cristo desistir da sua missão e sacrifício, mostra o lado perverso do ser humano de modo contundente. Outra peculiaridade foi o reforço da miscigenação do povo brasileiro dado pelos três atores se revezando na interpretação de Jesus Cristo: um índio, um negro e um branco.

Tendo patrocínio da Prefeitura Municipal de Itaparica, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a encenação da Paixão de Cristo se constituiu na celebração de um ato ecumênico e cumpriu seu propósito de lembrar a trajetória de Jesus, os seus ensinamento, salientando o valor do Amor e da Paz, levando o público a se conectar com a fé. A intenção é que este espetáculo seja incluindo no calendário cultural de Itaparica, sendo mais um atrativo turístico para a região, a encenação servindo também para afirmação da autoestima da comunidade, ao trabalhar com atores locais, credenciando-os para o desempenho de atividades artísticas.
Com trilha sonora, iluminação e coreografias criadas especialmente para esta encenação, o espetáculo Cristo na Rua teve cenário de Euro Pires, figurino e adereços de Maurício Martins, do Acervo Boca de Cena e produção executiva de Ana Paula Prado. Entre os presentes estavam a prefeita Marlylda Barbosa dos Santos, o vice-prefeito Admilson Figueiredo da Hora (Bazarh) e o Secretario de Cultura e Turismo Luiz Emanuel dias de Jesus (Luizinho).